sábado, janeiro 14, 2006

Telefonar Sai Caro

A polémica sobre a lista de chamadas telefónicas, não tem outro alvo que não seja a exoneração do Procurador Geral. A pedido do próprio ou por decisão conjunta do Presidente da República, Governo e do partido que os apoia, o PS. Deste modo, se evitaria a futura nomeação, em final de mandato, de uma personalidade negociada entre o Governo (PS) e o futuro presidente (Cavaco). Julgo que foi a consciência plena de que seria de outra área política o futuro presidente o motivo detonador de toda esta polémica.

Quanto ao facto, em si, creio que os responsáveis políticos e a própria comunicação social, ainda não se indignaram, nem ouvi referir como prioridade fundamental três aspectos de extrema gravidade e ligados ao caso:

1 - Quem foi responsável pela quebra de segredo de justiça que permitiu a notícia do Jornal 24 Horas?
2 - Não é passível de sanção o trabalho jornalístico de publicação da lista substituindo os números de telefone que constam do ficheiro original, pelos nomes dos seus proprietários situação que significa invasão de privacidade?
3 - Será que personalidades como Mário Soares que têm o seu nome na lista - a qual, de acordo com o que é referido pela PT, é respeitante a números registados em conta do Estado - têm os seus gastos em telefone pagos pelo Estado?

Estas são as perguntas para as quais alguns portugueses, entre os quais me incluo, gostariam de ter resposta. O resto, não passa de estratégia política.