segunda-feira, março 10, 2008

Uma oportunidade a não perder.

Camacho saiu. Acho que nunca deveria ter vindo. E, esta saída, prova o enorme erro de Luís Filipe Vieira, ao mandar embora Fernando Santos, com a época já a desenrolar-se. Vejo, neste vazio, uma enorme oportunidade para a definição da estratégia futura do futebol do Benfica, Principalmente, pelo momento em que ocorre.

Evita a especulação, no final da época, sobre: “o Camacho, fica ou sai?”. Permite uma renovação psicológica, útil para os desafios de final de época (2º lugar, taça e, porque não, continuação na Taça Uefa). Determina uma tempestiva organização da área do futebol do SLB: escolhendo o responsável directo pela área; determinando objectivos realistas globais para os vários escalões; definindo a política de contratações; encontrando o técnico adequado à organização, política e objectivos; repensando a equipa clínica e de preparação física e, sobretudo, fazendo guerra aos adversários principais (FCP e SCP) apenas no campo. Jogando melhor futebol. Demonstrando mais disciplina. Exibindo maior vontade em ganhar.

As dificuldades, abrem, quase sempre, janelas de oportunidade. Aproveitem.

P.S.: Por falar em aproveitar, contactem o Co Adriaanse. Treinador disciplinador (indispensável), com mentalidade atacante (essencial) e sóbrio com a comunicação social (útil). Está sem clube (ao que julgo saber) e tem uma obra no FCP que, ainda hoje, é a base do êxito de Jesualdo Ferreira.

Sem comentários: