segunda-feira, março 31, 2008

Estou espantado!

Não pretendo ser a antítese de Nicolau Santos. Este entende, quase sempre como muito bom, o que fazem os gestores da PT e os seus “braços armados” (ZON, TVCABO, TMN, etc.). Mas, não resisto, uma vez mais, a falar deste “polvo”, a propósito de uma notícia lida aqui.

Sei que a PT é, actualmente, uma empresa privada. Herdeira de um monopólio estatal, base de todo o seu desenvolvimento. Muito mais do que da excelência dos seus gestores. Dos seus accionistas faz parte o Estado. Directamente, através de uma “golden share”. Indirectamente, através da CGD com uma participação significativa no capital. Como é possível, então, que o Governo permita, aceite, concorde com o escândalo de se remunerarem, extraordinariamente, os administradores executivos (e não só, pois é preciso calar a boca a mais uns tantos!) numa quantia de cerca de 5 milhões de €? Por terem ganho a OPA? Mas, trabalhar para isso não era a sua obrigação? E, onde estão as notícias de primeira página? E, onde estão as aberturas dos jornais televisivos? E, onde estão os comentadores habituais? E, onde está Berardo - accionista da PT - tão incomodado, e bem, com as remunerações do BCP?

Falta saber se, os gestores que transitaram para a ZON, acumularam o prémio com a choruda indemnização (conforme se refere aqui) para mudarem a entidade no cartão-de-visita! Se assim foi, percebo as hesitações deste homem. Para quê trabalhar?

Por último, entendo esta decisão. Henrique Granadeiro estará muito cansado! Não é impunemente que alguém ganha – como presumo - tanto dinheiro em menos de dois anos. Sim, foi esse o tempo que ele esteve na presidência da PT!

Espantado? Eu também!

Sem comentários: