quarta-feira, setembro 12, 2007

Desporto de Selecções

Hoje apetece-me escrever sobre desporto. Falar das nossas selecções. Da menos para a mais importante. Râguebi, Basquetebol e Futebol.

De râguebi sei muito pouco. Talvez por isso, não valorizo muito a participação – da nossa selecção amadora - no campeonato do mundo. Acompanhei o primeiro resultado e o meu entusiasmo mantém-se pequeno. Fizemos um ensaio e dois pontapés. Tudo na primeira parte. Só estranho o regozijo quase geral! Será por um jogador português ter partido o nariz? Isso contará para a classificação? Ou, como acontece no mundo empresarial, nada melhor que uma campanha de marketing para esconder um resultado negativo.

De basquetebol sei o suficiente para não compreender o pouco relevo que a comunicação social tem dado a um comportamento meritório – da nossa humilde selecção - no campeonato europeu. Como se trata de um jogo, o objectivo é a vitória e Portugal já conseguiu duas. Tal como acontece no mundo empresarial, há muitas pequenas e médias empresas que têm resultados positivos, pagam os seus impostos e, raramente, são referenciadas como empresas notáveis. Falta o marketing!

De futebol sei um pouco mais. Culpa dos meus pais que me deram sempre bolas esféricas e nunca tiveram casa com pé-direito para uma tabela de basquetebol! Daí que discorde dos comentários que aí vão surgindo sobre o comportamento - da nossa magnífica selecção – na qualificação para o campeonato europeu. De Scolari dizem que tem errado. Nas escolhas e na táctica! Dos jogadores dizem que têm falhado! Da entrega ao jogo dizem poder ser melhor. Até há quem lhes chame “amélias”. Não perdeu apenas um jogo? Não continua com possibilidades de se qualificar? Será inveja dos altos ordenados que usufruem? Será que, tal como acontece com algumas empresas que muito contribuem para engrandecer o nome e o cofre dos impostos de Portugal, há sempre uns “entendidos” desejosos de uma derrota que justifique a sua visão medíocre de que, afinal, talvez não mereçam o que ganham? As empresas e quem nelas trabalha. Todos.


Pronto. Já falei de desporto. Restam os parabéns para a equipa de basquetebol que já terminou a sua tarefa. E os desejos de vitória – a Sérvia é difícil - para a equipa de futebol. E para a equipa de râguebi, uma derrota, se possível inferior à da Itália, no jogo com a Nova Zelândia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JRF,
Apenas uma observação: A equipa de raguebi, com a participação no mundial, bateu todos os recordes de vitórias da história do raguebi português. É verdade que tem feito uma boa campanha de comunicação. Talvez, se o basquetebol não tivesse feito o mesmo, com as devidas diferenças de tempo, quando Carlos Lisboa batia recordes de triplos na Europa hoje ainda não existiria uma liga profissional em Portugal. Acho positivo que se crie uma "excitação" em torno de um desporto pouco conhecido para este poder evoluir. É graças a isso que hoje os EUA têm um nível de futebol melhor, a Espanha é campeã do mundo em Basquetebol (e agora vice-campeã europeia)e a Argentina é uma boa equipa de raguebi.
Felizmente quando decide falar de desporto no seu blog, fala de vários e admite pouco conhecimento. O pior é que temos uma nação inteira que apenas agora começou a falar de outros desportos, e isso, marketing ou não, devemos, em grande parte, ao raguebi

JFR disse...

caso_mateus:

Eu estou muito satisfeito com a participação portuguesa no mundial de râguebi!

Só não gosto dessa "mania" portuguesa de se passar de "bestial" a "besta" e vice-versa, quase sempre por razões ilógicas.