sábado, setembro 29, 2007

Distracções úteis

Fiz um inventário daquilo que tem ocupado, na última semana, televisões, rádios, jornais, internet e blogues. São as eleições no PSD, a selecção portuguesa de râguebi, o milagre de Fátima, a “ressurreição” de Santana Lopes, o castigo de Scolari, o desemprego de Mourinho, a Cimeira Europa-África, o duplo suicídio por amor, a ditadura em Myanmar, o assassínio de homossexuais no Irão e, por último a crise no mercado financeiro. Não dei grande importância às sagas Maddie e Esmeralda. Outros capítulos virão. E não achei estranho o silêncio sobre os processos Casa Pia e Apito Dourado. Na verdade estamos aqui. Porquê estranhar?

Mas, neste emaranhado, a que funcionou, para mim, como um sino foi a posse do
novo Director Geral das Contribuições e Impostos. É que lembrou-me o IVA. Que, nos últimos anos, teve dois aumentos. O último em 2005, com a promessa de que só estaria em vigor até 2009. O primeiro, no orçamento rectificativo de 2002. Ambos com o objectivo de integrar um conjunto de medidas destinadas à contenção do déficit.

Ora, de acordo com as projecções do Governo, o déficit previsto para 2008 estará dentro dos limites determinados pela UE. Sendo assim, será que o Orçamento para 2008, irá contemplar a baixa do IVA para 17%, eliminando os dois aumentos de 2%+ 2% por falta de razão para os manter?

Na verdade, tem sido muito útil manter distraído os portugueses com tantos acontecimentos. Útil para o Governo. Quem é que no meio de tanta notícia se vai lembrar de que as razões que motivaram a subida do IVA, não existirão em 2008?

3 comentários:

ASPÁSIA disse...

CARO JFR

SÓ HOJE DEI COM A SUA LEITURA DO MEU POEMA!...
DEIXEI COMENTÁRIO "LÁ EM BAIXO"...

OBRIGADA!

JFR disse...

Aspásia:

Obrigado pelo seu comentário.

Tentei, antes de publicar o poema, dar-lhe o endereço do YouTube para que o visse em primeiro lugar e desse o seu parecer quanto à publicação. Só que o seu blog não estava disponível. Optei por o publicar, ficando na expectativa de que viesse (um dia) a este "cantinho" espreitar e, das duas uma: ou me "desancava" pelos estragos; ou ficava feliz pela junção de voz e imagem às suas belas palavras.

Deixo-lhe o meu mail (josefrocha@netcabo.pt), para facilitar qualquer contacto durante o período em que o seu blog não está disponível.

Um Xi

ASPÁSIA disse...

CARO JFR

DE FACTO AINDA VIM AQUI UM PAR DE VEZES OU ISSO DURANTE AGOSTO... MAS COMO NAO VI O VIDEO FUI AGUARDANDO.
AQUANDO DO "FECHO" DO BLOG DEVIA TER VINDO AQUI PEDIR-LHE O MAIL P LHE ENVIAR CONVITE... MAS ANDEI BASTANTE ATAREFADA POR ESSA ALTURA E ACABOU POR FICAR PELA INTENÇÃO, PELO Q MAIS UMA VEZ PEÇO DESCULPA... MAS AGORA REABRI O BLOG E EM PRINCIPIO CONTINUARÁ ASSIM...

QTO À EXPRESSIVIDADE DA SUA "LEITURA" (NOS 2 SENTIDOS...) FIQUEI... SEM PALAVRAS!

UM ABRAÇO AMIGO